Olá, hoje vim aqui
para postar dicas super importantes!
Regrinhas de
etiqueta para serem decoradas e usadas no trabalho.
13 DICAS PARA NÃO DAR VEXAME NAS LIGAÇÕES DO TRABALHO
1-
Ao falar ao telefone, você é julgada
pela dicção. Capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros
com cortesia. A voz deve ser alegre, clara e calorosa, nem alta nem baixa
demais.
2-
Jamais chame um cliente de querido, meu bem, benzinho ou expressões parecidas.
3-
Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada
de mascar chicletes, comer ou
fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro lado da linha pode achar que você
não está lhe dando a devida atenção.
4-
Ao atender telefonemas alheios, anote o
recado. Escreva o nome da pessoa que
ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.
5-
Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que a
ligação seja muito importante. Isso também vale para celulares, que devem ser
desligados antes de o encontro começar.
6-
Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente pelo telefone se for
namorar.
7-
Nem pense em brigar com filhos ou outros
parentes pelo telefone do trabalho.
8-
Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou o recado.
9-
Se estiver ocupada, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar no momento e que
ligará em seguida. Não se esqueça de
retornar a ligação.
10-
Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado.
Quando for inevitável, procure fazê-lo com discrição. Nada de gestos, caretas
ou comentários tapando o bocal. Pega mal.
11-
Jamais deixe alguém esperando na linha. É melhor dizer que está ocupada e que
retornará a ligação depois.
12-
Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
13-
Ao deixar recado na secretária
eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto e
o seu número de telefone.
EDUCAÇÃO PELO
COMPUTADOR:
A troca de e-mails profissionais também deve
seguir regras. Conheça as principais:
– O mais importante
é nunca, mas nunca mesmo, escrever algo que possa constranger seu destinatário.
Evite intimidades e só escreva num e-mail aquilo que você falaria pessoalmente
para ele ou ela.
– Frases de rotina,
que são populares no jargão comercial do
momento, tomam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome cuidado para
não abusar de sua utilização.
–Verifique sempre a
gramática e a ortografia do texto antes
de enviá-lo. Nada pior do que um texto
cheio de erros.
– Seja breve, clara
e objetiva. Hoje em dia, ninguém tem tempo para ter textos grandes demais ou ficar pensando em
palavras fora de contexto.
– Um e-mail, apesar
de também ser um documento, não deve ser tão formal quanto uma carta.
– Elogie quem
merece. Todos, inclusive chefes e profissionais do alto escalão , gostam de um “tapinha nas costas”.
– Jogue fora todos
aqueles e-mails que não servem para nada, como malas-diretas, correntes e
piadinhas infames. Só responda àqueles que realmente mereçam a sua atenção.
– Nada de mandar correntes, piadas – obscenas ou não – e
pegadinhas aos colegas do trabalho.
Espero que tenham gostado! Criticas e elogios são sempre bem vindos!
Oi Wall fiquei hiper feliz com sua visita e ja vim correndo, tbm estou seguindo! E obrigada por votar!Bjs e uma ótima tarde!
ResponderExcluirbjs
ExcluirOi Walkiria, bem vinda ao blog Mulher Virtuosa!
ResponderExcluirOlha a Elaine aí, pertinho de mim, essa é minha filha do coração, adotei quando ela veio ao meu blog, desde a primeira vez!
Sempre que eu tiver um tempinho virei aqui. Ah, gostei das dicas para telefones e computadores!
Também seguirei vc!
Uma ótima tarde...